Sapos em homens

O título deste artigo é uma referência a um dos primeiros livros de PNL escrito Bandler e Grinder “Sapos em Príncipes” e tem o objetivo de despertar a sua percepção e consciência para a importância e como ter crescimento progressivo e permanente.

sapos-a-principesRepare que às vezes o ser humano se parece com um sapo numa panela com água fervendo. Se você coloca um sapo numa panela com a água já quente, ele salta. Mas se você coloca o sapo numa panela com água na temperatura ambiente e for aumentando a temperatura aos poucos, o sapo vai se acostumando e fica lá, até morrer cozido. E o ser humano se comporta da mesma maneira ao se acostumar com a mediocridade.

Mediocridade é a média, aquela massa comum que faz tudo da mesma forma, reclama de tudo… e eu lembro de um alerta que ouvi do meu professor de estatística no mestrado. Ele dizia: “cuidado com a média. Uma pessoa pode estar com a cabeça na geladeira, os pés no forno, a temperatura estar na média e ela está morta”.

Agora vem a pergunta: como sair desta armadilha?

anthony-robbins3Anthony Robbins, um dos maiores coaches do mundo, costuma dizer para subir os seus padrões, saiba aonde quer chegar, defina metas, submetas, tenha evidências de que está no caminho certo. E tão importante quanto isso é saber para onde você não quer voltar! Defina seu limite: daqui não passa. Tenha um feedback seu, próprio, para alertá-lo caso você volte para este patamar.

E provavelmente você vai voltar… Há uma heurística de “tendência de retorno à média”. O ambiente, as circunstâncias vão tentar te trazer de volta para a mediocridade e você precisa ter mecanismo de correção de curso. Volte acima do parâmetro. Se é uma média, um equilíbrio matemático, se você ficou negativo, dê algo mais para equilibrar. Com isso você conquista ganhos progressivos e permanentes.

Esta estratégia faz parte da construção de hábitos de excelência. Lembre-se: todo para ser melhorado e aperfeiçoado deve, antes, ser medido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *